John Searle
John Rogers Searle nasceu no dia 31 de julho de 1932 em Denver. Filósofo e escritor norte-americano, professor da Universidade de Berkeley, na Califórnia (EUA). Membro da Academia Americana de Artes e Ciências e da Academia Europeia de Ciência e Arte. Cresceu em Denver, Nova York e Wisconsin, onde terminou o ensino médio e começou sua educação universitária na Universidade de Wisconsin-Madison.
Searle começou no campo da linguagem em Atos da fala, abordando:
- A língua;
- Os domínios da consciência e dos estados mentais;
- Da realidade social e institucional;
- Da racionalidade;
- Da conexão do "eu" (self) com a intencionalidade individual e coletiva;
- Da percepção;
- Do realismo direto.
Searle diz que entrou quase que acidentalmente no estudo de filosofia, pois relata que logo após o término do segundo ano, foi para a Europa e quando o verão acabou, não quiz voltar, conseguindo uma bolsa de estudos Rhodes (bolsa de estudos para pós-graduação na universidade por até três anos) e, aos 20, chegou em Oxford.
Na Inglaterra, foi educado por Austin, P. F. Strawson, Isaiah Berlin, e Stuart Hampshire. Obteve um diploma de graduação e um doutorado em filosofia e ética e, lecionou filosofia em Christ Church, em Oxford e começou a ensinar e escrever, em Berkeley, sobre filosofia da linguagem, em 1959.
Durante a Guerra do Vietnã, um amigo de Searle, o convidou para servir no Departamento de Estado, na equipe de planejamento de política, mas recusou a proposta, pois não queria ter qualquer atitude que poderia estar dando apoio à guerra. Na Universidade de Wisconsin, foi o primeiro professor titular a participar do movimento Liberdade de Expressão e passou a ser bastante ativo no Partido Democrata.
Escreveu vários livros que determinaram novas teorias da linguagem e de significado, inicialmente rejeitado por não ser nem de filosofia, nem de linguística, mas depois provou-se servir nos dois campos.
REFERÊNCIAS
WIKIPEDIA. John Rogers Searle. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Searle>. Acesso em: 16 out 2015
0 comentários:
Postar um comentário