Paul Grice


Herbert Paul Grice nasceu no dia 13 de março de 1913 em Birmingham na Inglaterra e faleceu no dia 28 de agosto de 1988 em Berkeley na Califórnia. Filósofo britânico, nascido e criado no Reino Unido, estudando na faculdade de Clifton, depois em Corpus Christi, Oxford. Mudou-se para os Estados Unidos para assumir uma cátedra na Universidade da Califórnia em Berkeley, onde lecionou até sua morte em 1988. 

O trabalho de Paul Grice foi influenciado pela reformulação dos problemas da filosofia como problemas de linguagem e por tentar compreender os fenômenos liguísticos, incluindo semântica filosófica. 

Grice defendia que existem dois tipos de "significado":

  • Significado natural deve capturar algo semelhante à relação entre causa e efeito;
  • Significado não natural deve ser analisado em termos de intenção dos oradores na tentativa de comunicar algo a uma audiência. 

Especialistas, como Ludwig Wittgenstein, G.C.J. Midgley, John Searle, Peter Frederick Strawson, J.L. Austin, etc., consideram às questões de significado, da lógica e da gramática de conversação muito importantes na filosofia da linguagem. Sua teoria do significado continua a atrair a atenção de filósofos da linguagem até hoje.

REFERÊNCIA

WIKIPEDIA. Herbert Paul Grice. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Grice>. Acesso em: 16 out 2015.

CONVERSATION

1 comentários: